Energia

Portugal poderá entrar em lóbi europeu pelos comboios e energia

Quatro regiões espanholas querem aliar-se a Portugal para garantir investimentos em comboios e energia na Península Ibérica
Texto
Linha de comboio (foto: Cody King/Pexels)
Linha de comboio (foto: Cody King/Pexels)

Portugal pode vir a aliar-se às Astúrias, Cantábria, País Basco e Galiza, quatro regiões do norte de Espanha, para garantir o desenvolvimento de ligações de comboio e o reforço do transporte de energia entre a Península Ibérica e o resto da Europa.

A ideia é criar uma “macrorregião” que funcione como um lóbi europeu, foi anunciado durante um encontro dos quatro governos regionais para analisar as ligações ferroviárias e para transporte de eletricidade, gás e hidrogénio para o resto da Europa.

Hidrogénio - AWAY
Ligação para hidrogénio é preocupação das regiões (foto: Vanitjan/Freepik)

Portugal é considerado um aliado interessante e potente que pode ajudar a defender a ligação energética e ferroviária com a Europa.

Numa altura em que se preveem novas adesões à União Europeia, há receio de que haja desvio de investimentos e projetos europeus para o lado mais a leste da União Europeia, e que a Península Ibérica fique fora de foco nas relações e tomadas de decisões.

Uma das maiores preocupações manifestadas pelos dirigentes foram as ligações de comboio com França já que não há calendário do lado francês para cumprir os compromissos assumidos para levar projetos de ferrovia novos até à fronteira com Espanha, em cidades do País Basco.

Gás natural - AWAY
Lóbi quer garantir transporte de energia (foto: Jean-François Badias/AP)

Este encontro que ocorreu entre os quatro líderes das regiões espanholas deverá passar a ser anual e o objetivo é que inclua outras regiões que façam parte do chamado arco do Atlântico, entre elas as espanholas de Andaluzia e Navarra, assim como outras de Portugal, Irlanda, Reino Unido e França.

Durante o encontro, foi referido que as estas regiões de Espanha vão aproveitar a presidência espanhola na União Europeia para pedir o reconhecimento desta macrorregião.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Preço dos combustíveis na próxima semana de 22 a 28 de julho
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar