Energia

Volvo investe em tecnologia de baterias de carregamento ultrarrápido

Construtor garante acesso a tecnologia permite autonomia de até 160 km com carregamento de cinco minutos
Texto
Volvo investe em tecnologia de carregamento ultrarrápido
Volvo investe em tecnologia de carregamento ultrarrápido

StoreDot, a empresa israelita que desenvolve tecnologia de baterias de carregamento ultrarrápido para automóveis elétricos, é a mais recente organização a receber um investimento da Volvo Cars no que à produção de baterias diz respeito.

Através do seu fundo de capital de risco – Volvo Cars Tech Fund – o construtor sueco garante o acesso a qualquer tecnologia resultante da colaboração com a StoreDot, nomeadamente a de caráter pioneiro que consiste no desenvolvimento de baterias capazes de garantir uma autonomia de até 160 km, através de um carregamento de apenas cinco minutos.

Para a empresa israelita, o investimento da Volvo vai permitir-lhe acelerar o tempo de comercialização da sua tecnologia, com o objetivo de iniciar a produção em série até 2024. Já para o construtor automóvel, este é mais um importante passo no sentido de se tornar uma empresa de automóveis exclusivamente elétricos até 2030, com a ambição de ser neutra para o clima até 2040.

Em comunicado, a Volvo Cars informa que a colaboração entre as duas empresas ocorre no âmbito da joint-venture de tecnologia de baterias que estabeleceu no ano passado com a Northvolt, empresa igualmente sueca dedicada ao fabrico de células de baterias de última geração.

As baterias de carregamento ultrarrápido que a StoreDot está a desenvolver incorporam uma tecnologia única de ânodo dominante de silício e integração de software relacionado. Para a Volvo Cars, o investimento é determinante no caminho para desenvolver automóveis elétricos com maior autonomia, carregamento mais rápido e custos mais baixos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias