Energia

Elon Musk avalia refinaria de lítio para baterias da Tesla, no Texas

Projeto ainda está a ser avaliado, mas, caso avance, irá processar lítio para ser enviado para fábricas de baterias da Tesla
Texto
Tesla poderá construir refinaria de lítio no Texas (Foto: J. Chiu/AP)
Tesla poderá construir refinaria de lítio no Texas (Foto: J. Chiu/AP)

A Tesla está a estudar a hipótese de avançar com instalações para refinar hidróxido de lítio no Texas, nos Estados Unidos. A ideia da marca liderada por Elon Musk é construir em solo americano a primeira fábrica que desenvolva lítio para baterias usadas na mobilidade elétrica.

Caso avance, o hidróxido de lítio processado nestas instalações da Tesla será depois enviado para as fábricas de produção de baterias da marca americana.

De acordo com a CNBC, Elon Musk, o CEO da Tesla, já tinha mostrado interesse em investir na refinaria de lítio uma vez que o valor do material tem vindo a aumentar, subindo 120% este ano.

Bateria Tesla (Foto: R. Pedroncelli/AP)

Além disso, com uma refinaria de lítio, a Tesla deixa de estar tão dependente da China, responsável por mais de metade do processamento de lítio no mundo.

A intenção de construir uma refinaria de lítio no Texas foi partilhada pela marca num pedido oficial à entidade de supervisão fiscal do Texas, em que é referido que a ideia ainda está a ser avaliada e que a única forma de o projeto ser viável é se o estado do Texas conceder incentivos fiscais de acordo com a lei.

No documento, a marca americana de veículos elétricos salienta ainda que está a estudar uma localização no Louisiana, sendo que as instalações poderão ser construídas em qualquer zona do Texas desde que esta tenha fácil acesso aos canais de envio da Costa do Golfo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos