Energia

EDP Renováveis celebra contrato com Meta para um parque solar no Texas

Contrato nos Estados Unidos vai permitir antecipar operacionalidade de parque solar com capacidade de 240 MW
Texto
EDP Renováveis
EDP Renováveis

Meta, a companhia dona do Facebook e Instagram, celebrou um contrato com a EDP Renováveis (EDPR) que irá permitir à energética dar continuidade ao projeto do parque solar que a sua subsidiária norte-americana detém em Milam County no Texas, nos EUA.

De acordo com comunicado de imprensa, o contrato celebrado entre a EDP Renewables North America (EDPR NA) e a Meta corresponde a um acordo de compra de energia (PPA) de 156 MW o que irá permitir dar continuidade ao desenvolvimento e construção do parque solar Cattlemen, de 240 MW, que deverá estar operacional em 2023.

A EDPR NA desenvolveu o projeto e será responsável por construir e operar este parque solar, sendo também a proprietária do mesmo, com o investimento estimado de cerca de 280 milhões de dólares (cerca de 257,9 milhões de euros).

Ainda de acordo com o comunicado da EDPR NA, este parque vai permitir também abastecer anualmente o equivalente a mais de 37 mil casas no Texas e poupar o uso de aproximadamente 1,15 milhões de litros de água por ano.

De acordo com o Yahoo Finance, o parque solar de Cattlemen irá também proporcionar benefícios económicos locais estimados em 55 milhões de euros, que irão ser utilizados via taxas que suportam escolas e outros serviços essenciais às comunidades locais.

EDPR e Meta tem acordado um volume de negócios de 495 MW

A EDPR NA e a Meta estabeleceram um primeiro acordo de acordo de compra de energia (em inglês: Power Purchase Agreement – PPA) no complexo Headwaters II Wind Farm, no Indiana, correspondendo a um PPA de 139 MW, de um total de capacidade de 200 MW.

As duas empresas têm uma parceria também de PPA de 200 MW no Randolph Solar Park, onde toda a capacidade está alocada ao novo Centro de Dados da dona do Facebook em Mesa, no Arizona, EUA.

No total, a EDPR NA e a Meta tem acordos de 495 MW de fornecimento e compra, respetivamente, de energia de fontes renováveis para acesso à rede.

EDPR é líder em renováveis no Texas

A EDP Renewables North America tem sede em Houston no Texas, é uma divisão da EDP Renováveis, uma das maiores operadoras mundiais em energias renováveis.

A história da EDPR NA nos Estados Unidos começou em 2007 com a aquisição da Horizon Wind Energy e hoje a empresa opera 58 parques eólicos e 9 parques solares nos EUA.

É, de acordo com informações do site corporativo internacional, a empresa líder em energia renováveis no estado do Texas e o quarto maior operador de energia eólica nos Estados Unidos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel