Energia

UE e Ucrânia vão cooperar na produção de energia verde e hidrogénio

Organismo europeu pretende apoiar a recuperação do sistema de energia da Ucrânia, fortemente afetado pela guerra
Texto
Ursula von der Leyen (UE) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) - (foto: Efrem Lukatsky/ AP)
Ursula von der Leyen (UE) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) - (foto: Efrem Lukatsky/ AP)

A União Europeia (UE) e a Ucrânia pretendem aumentar a cooperação no desenvolvimento de energias renováveis e de hidrogénio. Como consequência da guerra que está a decorrer, o sistema de energia ucraniano foi afetado em cerca de 40%.

O esboço do memorando de entendimento entre a UE e a Ucrânia refere que as duas partes pretendem melhorar as condições financeiras e ambientais, de modo a acelerar o processo de implementação de energias renováveis no país de leste e atrair investimentos para o setor.

Energias renováveis - AWAY
Energias renováveis (foto: Unsplash)

No documento é também referido que, para além das ajudas em situações de emergência, a UE vai apoiar a Ucrânia na construção de infraestruturas de energias renováveis e no desenvolvimento de setores de baixo carbono.

A primeira versão do documento não é, contudo, clara sobre se a cooperação será restrita ao hidrogénio verde (produzido a partir de eletricidade renovável), o qual a UE pretende expandir para cumprir as metas climáticas, ou se também engloba outros tipos.

central nuclear - AWY
Central nuclear de Zaporizhzhia (foto: A. Zemlianichenko/ AP)

Nove países pedem que o acordo com a Ucrânia inclua outros “gases de baixo carbono”, o que poderia contemplar hidrogénio produzido a partir de energia nuclear, a maior fonte de energia da Ucrânia. De recordar que as centrais nucleares do país, como a de Zaporizhzhia, a maior da Europa, se tornaram alvo de ataques russos.

O acordo deverá ser assinado em breve em Kiev, capital da Ucrânia, pelo presidente Volodymyr Zelensky e altos quadros da EU.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano