Energia

Projeto europeu de €5,2 mil milhões para o hidrogénio incluirá Portugal

13 países incluindo Portugal irão beneficiar de megaprojeto europeu de hidrogénio
Texto
Serão necessárias novas infraestruturas para o hidrogénio nos próximos anos
Serão necessárias novas infraestruturas para o hidrogénio nos próximos anos

Hidrogénio posiciona-se cada vez mais como uma solução a considerar em toda a Europa para fazer face aos constrangimentos energéticos. Ciente disso a Comissão Europeia acaba de aprovar um superprojecto de infraestruturas para o hidrogénio no valor de 5,2 mil milhões de euros e Portugal está incluído.

O projeto de interesse comum para toda a Europa irá apoiar a investigação e a inovação, assim como a primeira implantação industrial e a construção de infraestruturas relevantes na cadeia de valor do hidrogénio, pode-se ler em comunicado.

Denominado IPCEI Hy2Use, o projeto envolve então Portugal, mas também Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Países Baixos, Polónia e Suécia.

No caso de Portugal, está em causa a construção de infraestruturas para o hidrogénio, que ficará a cargo do grupo português no setor da indústria química Bondalti, de acordo com Bruxelas, que não avança com verbas ou mais pormenores.

Esta iniciativa envolve 35 projetos de 29 empresas, incluindo pequenas e médias empresas e startups, com atividades num ou mais Estados-membros, sendo que os participantes diretos cooperarão estreitamente entre si, bem como com mais de 160 parceiros externos, como universidades e organismos de investigação de toda a UE.

A conclusão de todo o projeto está prevista para 2036, com prazos variáveis em função do projeto e das empresas envolvidas, lê-se no comunicado divulgado por Bruxelas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente