Energia

Projeto de hidrogénio verde em Sines passa a Potencial Interesse Nacional

Estatuto foi atribuído pela AICEP com base em critérios como o investimento estratégico, a captação de investidores e a criação de emprego
Texto
Refinaria de Sines
Refinaria de Sines

O projeto GreenH2Atlantic encontra-se em desenvolvimento para a produção de hidrogénio verde em Sines e recebeu o estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN), entregue pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Considerado como um reconhecimento da importância estratégica que o projeto tem para Portugal, o estatuto especial recebeu o parecer favorável das entidades consultadas – a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção Geral de Energia e Geologia, o Instituto de Conservação da Natureza, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sines.

Os critérios fundamentais para esta atribuição tiveram em consideração fatores como o investimento estratégico, a captação de investidores e parceiros internacionais, e a criação de emprego. Foram ainda considerados como pontos positivos a dinamização da economia local e nacional e a aposta na inovação e na transição energética a partir de fontes renováveis.

Refinaria Sines - AWAY
Refinaria de Sines (Foto: captura)

O GreenH2Atlantic é um projeto desenvolvido em conjunto por 13 entidades parceiras, como a EDP, a Galp, a ENGIE, a Efacec e o ISQ. O objetivo passa pelo reaproveitamento das infraestruturas da antiga central de produção de energia elétrica a carvão de Sines, que terminou a sua operação em janeiro de 2021, e assim adaptá-la para a nova central de produção de hidrogénio verde.

Em vista está a criação de mais de três mil empregos, diretos e indiretos, ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogénio. Está previsto um investimento superior a 150 milhões de euros, dos quais 30 milhões de euros são provenientes de fundos atribuídos pela Comissão Europeia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente