Energia

Cepsa investe €3 mil milhões em produção de hidrogénio verde em Espanha

Novo projeto na região da Andaluzia vai gerar 300 mil toneladas de hidrogénio verde por ano
Texto
Cepsa investe em produção de hidrogénio verde (Foto: Cepsa)
Cepsa investe em produção de hidrogénio verde (Foto: Cepsa)

A Cepsa anunciou que vai investir 3 mil milhões de euros para o desenvolvimento de um dos maiores projetos de hidrogénio verde na Europa, o Andalusian Green Hydrogen Valley, a ser construído no sul de Espanha.

O projeto vai consistir na construção de duas unidades com capacidade total de 2 gigawatts (GW) que irão produzir, anualmente, 300 mil toneladas de hidrogénio com recurso a energias renováveis.

Hidrogénio verde Cepsa - AWAY
Instalações da Cepsa (Foto: Cepsa)

Os dois eletrolisadores vão estar localizados em Huelva e Cádiz, na região da Andaluzia, sendo que o primeiro deverá entrar em operação em 2026, atingindo a capacidade total dois anos depois, e o segundo ficará operacional em 2027.

Para alimentar as instalações, a Cepsa vai investir dois mil milhões de euros na criação de um portefólio de 3 GW com projetos de energia solar e eólica.

O Andalusian Green Hydrogen Valley vai permitir evitar as missões de seis milhões de toneladas de CO2 por ano.

De acordo com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, citado em comunicado, este investimento, juntamente com o corredor de hidrogénio verde que deverá ligar Gibraltar a Roterdão, irá ajudar Espanha a tornar-se um país exportador de energia.

A Cepsa refere que o Andalusian Green Hydrogen Valley tem uma capacidade dez vezes maior do que qualquer outro projeto de hidrogénio verde em construção na Europa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Europa bate recorde de produção de energia eólica e solar
Preço dos combustíveis com forte descida na próxima semana
Radares da PSP para o mês de fevereiro: onde vão estar em todo o país