Energia

Eni anuncia descoberta significativa de gás na costa do Chipre

Anúncio é uma boa notícia para a Europa, numa altura em que se pretende tornar autónoma no fornecimento de energia
Texto
Eni anuncia descoberta de gás na costa de Chipre (Foto: Eugene Garcia/ AP)
Eni anuncia descoberta de gás na costa de Chipre (Foto: Eugene Garcia/ AP)

A petrolífera italiana Eni anunciou uma descoberta “significativa” de gás a 160 quilómetros da costa de Chipre, cujo volume, de acordo com estimativas preliminares, anda na ordem dos 2,5 triliões de pés cúbicos (TcF).

A descoberta deu-se através de uma perfuração a 2287 metros de profundidade de água, no poço Cronos-1, integrado no Bloco 6. Este bloco é operado pela Eni Chipre em parceria com a TotalEnergies, com as duas empresas a dividirem a sua participação em partes iguais – 50% detidos por cada uma.

Eni descobre gás para fornecer a Europa (Foto: Petros Karadjias/ AP)

O anúncio da Eni pode significar mais um importante passo na estratégia de autonomização energética que a Europa pretende perseguir, sendo que a petrolífera adianta em comunicado que existe um “potencial adicional significativo” de mais gás naquela zona, o qual será avaliado numa exploração posterior de outro poço.

A empresa fez saber que já estão em andamento estudos de engenharia para um desenvolvimento acelerado da descoberta de gás no poço Cronos-1. De referir que este é o quarto poço de exploração perfurado pela Eni Chipre e o segundo no Bloco 6, depois da descoberta de gás no Calypso-1 em 2018.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares PSP. Todas as localizações para o mês de outubro
Preço dos combustíveis vai subir para a próxima semana. A nossa previsão aqui
Eletricidade e gás ficam mais caros dia 1 de outubro