Energia

União Europeia chega a acordo para redução de 15% de consumo de gás

Decisão foi tomada por receio de uma possível rutura no fornecimento de gás por parte da Rússia
Texto
Nord Stream 1 (Foto: StefanSauer/dpa via AP)
Nord Stream 1 (Foto: StefanSauer/dpa via AP)

Os ministros da Energia da União Europeia chegaram a um acordo para reduzir voluntariamente o consumo de gás em 15% até à primavera por receio de uma possível rutura no fornecimento por parte da Rússia.

Por ter sido um acordo político, não houve uma votação formal. No entanto, fontes diplomáticas citadas pela Lusa referiram que houve um consenso esmagador e que apenas um dos Estados-membros mostrou-se contra a medida. Segundo a Reuters, terá sido a Hungria a expressar a sua oposição.

Em comunicado, a presidência checa do Conselho da UE refere que, apesar de a redução ser voluntária, ficou prevista a “possibilidade de desencadear um ‘alerta da União’ sobre a segurança do aprovisionamento, caso em que a redução da procura de gás se tornaria obrigatória”.

Neste caso, ficaram acordadas exceções para alguns países e indústrias para abranger situações geográficas e físicas particulares.

Atualmente, há já vários países da UE a enfrentar uma redução no fornecimento de gás russo, o que está a fazer com que Bruxelas incentive os outros Estados-membros a criar reservas para o inverno.

Depois de ter sido anunciada a medida, Ursula Von der Leyen referiu que “Hoje, a UE deu um passo decisivo para enfrentar a ameaça de uma rutura total do gás por Putin. Congratulo-me vivamente com a aprovação, pelo Conselho, do regulamento relativo a medidas coordenadas de redução do consumo de gás”, cita a Lusa.

Esta medida surge numa altura em que a Gazprom anunciou que, a partir de quarta-feira, vai reduzir o fornecimento de gás à Europa através do Nord Stream 1 para metade do fluxo atual, que já era 40% da capacidade normal. O Kremlin referiu que a redução se deve a um problema de manutenção, enquanto a UE acusa a Rússia de chantagem.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano