Energia

Gás natural chega a Vila Velha de Ródão e ajuda a reduzir emissões de CO2

Nova rede de gás natural desenvolvida pela Beiragás irá chegar a 500 famílias e a vários estabelecimentos da vila
Vila Velha de Ródão - Portas de Ródão
Vila Velha de Ródão - Portas de Ródão

A rede de gás natural continua a expandir em Portugal e agora chegou a Vila Velha de Ródão, em Castelo Branco, onde vai abastecer cerca de 500 habitações, assim como estabelecimentos comerciais e industriais de pequena e média dimensão.

A Beiragás, uma empresa criada pelo grupo Galp e grupo Visabeira, foi a responsável pelo alargamento da rede de distribuição de gás natural, tendo aproveitado parte da infraestrutura de abastecimento criada, em 2009, para as grandes indústrias.

Esta nova rede está já preparada para receber gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio, o que poderá facilitar a transição energética da zona num futuro próximo.

Piscinas Municipais de Ródão

A instalação da rede irá permitir que as pessoas do núcleo urbano da sede do concelho tenham acesso a uma energia mais económica, segura e amiga do ambiente. Em comunicado, é referido que cada família terá uma poupança média anual de cerca de 200 euros e irá diminuir em 16% as suas emissões com a utilização de gás natural da rede.

O investimento global foi de cerca de 1,5 milhões de euros, até 2021. Até 2027, deverá ser feito um novo investimento de um milhão de euros.

(Fotos: D.R.)

Continuar a ler
Home
Ponte Vasco da Gama encerrada ao trânsito a partir das 23 horas de hoje
E se fosses de balão ao espaço? Descobre aqui o preço de uma viagem de 6 horas
Alterações climáticas impactam nascimento das tartarugas