Energia

Parque eólico no Golfo do México dará energia a 10 milhões de pessoas

Governo de Joe Biden está apostado em acelerar a aposta nas energias renováveis
Texto
Parque eólico Orsted em Block Island, EUA (foto: John Moore/Getty Images)
Parque eólico Orsted em Block Island, EUA (foto: John Moore/Getty Images)

Poderá nascer em breve no mar do Golfo do México um megaparque eólico offshore com capacidade para abastecer 10 milhões de habitantes.

A proposta é do presidente norte-americano Joe Biden que avançou na passada quarta-feira, dia 22 de fevereiro, com a primeira venda de licenciamento para um parque eólico em alto mar no Golfo do México, como parte de um plano maior para instalar parques eólicos offshore ao longo da costa do país.

parque eólico - away
Parque eólico Orsted em Block Island, EUA (foto: John Moore/Getty Images)

A proposta poderá criar um superparque com turbinas eólicas capazes de gerarem um total de 30 gigawatts (30 GW) de capacidade de energia eólica offshore até ao final da década. Com esta capacidade instalada a energia produzida poderia ser suficiente para alimenta um país como Portugal.

Este anúncio vem no seguimento da aprovação da agência americana de energia dos dois primeiros projetos eólicos offshore em escala comercial nos EUA, isto apesar de recentes discussões sobre os potenciais efeitos dos mesmos na vida marinha.

baleia morta - away
Baleia apareceu morta junto a Rockway, NY (foto: Fatih Aktas/Analodu v/ Getty Images)

Uma área superior a 102 hectares na costa de Lake Charles, Louisiana, e duas áreas na costa de Galveston (com um total de quase 200 hectares), Texas estão já aprovadas.

O Golfo do México é historicamente um local associado à extração de petróleo e gás, mas é intenção do atual presidente democrata acabar com novos licenciamentos para combustíveis fósseis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano