Energia

Mercedes aposta em parque eólico que cobre 15% das necessidades energéticas

Objetivo é obter mais de 70 por cento da energia necessária para a produção de veículos a partir de fontes renováveis
Texto
Mercedes-Benz cria parque eólico
Mercedes-Benz cria parque eólico

Aproximadamente 800 hectares é a área total do complexo do circuito de testes da Mercedes-Benz em Papenburg, norte da Alemanha, onde o construtor planeia construir um parque eólico de grandes dimensões.

Quando estiverem a funcionar em plano, as turbinas aí instaladas irão produzir energia suficiente para cobrir 15 por cento das necessidades energéticas da marca na Alemanha.

O novo parque eólico de mais de 100 MW da Mercedes-Benz deverá estar instalado dentro de aproximadamente três anos. No local, algumas dezenas (marca não avançou o número concreto) de turbinas irão transformar a força do vento em energia elétrica que, por sua vez, irá abastecer diferentes instalações espalhadas pelo seu país de origem.

Para o complexo da pista de testes de Papenburg está ainda a ser estudada a instalação de painéis fotovoltaicos em grande escala. Numa primeira fase, a Mercedes-Benz irá levar a cabo um estudo de impacte ambiental que, em conjunto com os planos do projeto, será partilhado com as autoridades locais.

Em comunicado, Jörg Burzer, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz, destaca o facto da expansão de infraestruturas de energias renováveis nas instalações do construtor ser parte integrante da sua estratégia de sustentabilidade.

A instalação de painéis fotovoltaicos nas fábricas permite reduzir, de forma gradual, as necessidades energéticas externas - sublinha o responsável

Até 2030 a Mercedes-Benz tem como objetivo reduzir em 50% as emissões de CO2 e obter mais de 70 por cento da energia necessária para a produção de veículos a partir de fontes renováveis. Para além da instalação de equipamentos nas suas unidades, o construtor está também a planear estabelecer um acordo de longa duração para a aquisição de energia verde a uma empresa parceira, num investimento na ordem das centenas de milhões de euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”