Energia

Energia solar e contentores reciclados: uma nova solução para carregamento

Parque de estacionamento modular combina a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos com a disponível na rede
Texto
Posto de carregamento a energia solar pop-up
Posto de carregamento a energia solar pop-up

Chama-se Papilio3 e é uma nova solução “pop-up” de carregamento de veículos elétricos, composta por um miniparque de estacionamento, cuja cobertura tem instalados painéis solares. Fabricado no Reino Unido, pela empresa 3ti, a partir de contentores de transporte marítimo reciclados, o parque pode ser instalado em praticamente qualquer lugar, em apenas 24 horas.

Desenvolvido a pensar na dificuldade que pode representar o processo de carregamento de um automóvel elétrico, em especial para quem não tem acesso a um ponto que permita realizá-lo durante a noite, o Papilio3 é uma unidade modular que fornece até 12 pontos de carregamento rápidos.

O sistema combina a energia solar fotovoltaica e o respetivo armazenamento em baterias com a infraestrutura de eletricidade existente no local onde for instalado. Desta forma, otimiza o carregamento de veículos com a correspondente redução nas emissões de carbono.

Disponível através de um contrato de aluguer, o Papilio3 está equipado com três coberturas modulares que suportam 36 painéis solares e tem uma capacidade de armazenamento em baterias de até 250 kWh. Foi desenvolvido pela 3ti em conjunto com a Cambridge Design Partners, para implantação em locais de trabalho, hospitais, hotéis, centros desportivos ou comerciais, atrações turísticas e centros urbanos.

Cada unidade oferece estacionamento abrigado, iluminado e seguro, e a possibilidade de carregamento nos modos de 7, 11 e 22 kilowatts.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal