A Galp informou que, a partir do próximo ano, o preço da eletricidade vai ter uma redução média de cerca de 11%. Já a fatura do gás natural manter-se-á inalterada no primeiro trimestre do ano.
No caso do gás, apesar de o valor se manter sem atualizações nos primeiros três meses, ao longo de 2022 a Galp procedeu a dois aumentos - um em julho de cerca de 3,6 euros e outro em outubro a rondar os oito euros.
A descida na fatura de eletricidade acontece devido à diminuição do valor das tarifas de acesso às redes, explicou a Galp.
Em modo de exemplo, a empresa salientou que para uma família com dois filhos, a mais comum na carteira de clientes, esta redução na eletricidade significará uma descida média de 3,50 a 6 euros.
Recentemente, dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) referiam que as tarifas de acesso às redes pagas pelos consumidores, independentemente de estarem no mercado regulado ou no mercado liberalizado, terão reduções significativas em 2023.
É de notar que, apesar desta redução, em termos globais o preço da eletricidade no mercado regulado vai aumentar logo no primeiro mês do ano, anunciou a ERSE.