Energia

Endesa assegura que não vai atualizar de forma significativa preços da luz e gás

Aumento dos preços grossistas têm gerado alarme, mas Endesa Portugal refere que não planeia grandes ajustes nas faturas dos clientes
Texto
Endesa não irá subir significativamente preço da eletricidade
Endesa não irá subir significativamente preço da eletricidade

A Endesa Portugal, empresa do setor energético, não planeia fazer uma atualização significativa das tarifas de eletricidade aos clientes, apesar do aumento dos preços nos mercados grossistas que se tem verificado nos últimos tempos.

Não temos previsto fazer uma atualização também significa”, referiu Nuno Ribeiro da Silva, CEO da Endesa Portugal, em entrevista à Lusa, realçando que os mais de 500 mil clientes domésticos não têm tido ajustes nas tarifas.

Nuno Ribeiro da Silva, CEO da Endesa Portugal

No caso de novos contratos, o presidente da empresa frisou que poderá haver situações em que se irá refletir o aumento dos preços grossistas, acrescentando que, quando as empresas energéticas têm de “pagar o gás natural a 150, ou 160, ou 200 – como já esteve – euros por megawatt-hora, quando em 2020 era 25 euros, não têm outra solução senão refletir, pelo menos em parte, esse aumento da matéria-prima”.

Nuno Ribeiro da Silva disse ainda que a fatura da eletricidade inclui várias variáveis para além da energia, como os custos da rede, a componente fiscal, "os chamados custos políticos da fatura não são responsabilidade das empresas energéticas".

Na entrevista que deu à Lusa, o responsável pela Endesa Portugal falou ainda da importância de se desenvolverem mais centrais renováveis já que “o vento, ao que sei, ainda não encareceu e o sol também ainda não encareceu”, apontou.

(Fotos: Tiago Petinga/Lusa e Endesa)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabias que 1 em cada 4 EV utilizam baterias da Coreia do Sul?
Preço da gasolina e do gasóleo desce na próxima segunda-feira. Vê aqui
Autocarro português a hidrogénio está a chegar à Europa