Energia

Eletricidade desce 3% em abril para clientes do mercado regulado

Preço da tarifa de energia no mercado regulado baixa 3% em abril
Texto
Lâmpada (foto: Lil Artsy/Pexels)
Lâmpada (foto: Lil Artsy/Pexels)

Se és cliente do mercado regulado de eletricidade abril traz boa notícias. A Entidade Reguladora do Serviço Energético (ERSE) anunciou hoje, 15 de março, uma atualização do preço da tarifa de energia em menos 5 euros por megawatt/hora (-5 €/MWh).

De acordo com um comunicado de imprensa da ERSE e com efeito a partir do dia 1 de abril de 2023 esta atualização representa para os clientes domésticos do mercado regulado uma redução de aproximadamente 3% na fatura média mensal de eletricidade.

A ERSE dá como exemplo uma fatura média mensal para um casal sem filhos (potência 3,45 kVA, consumo 1900 kWh/ano) que poderá representar -1,02 euros/mês (para um total de 36,62 euros) ou um casal com dois filhos (potência 6,9 kVA, consumo 5000 kWh/ano) um impacto de -2,83 euros/mês (para um total de fatura de 92,43 euros).

Estes valores de exemplo, válidos para Portugal Continental, são referência em relação à variação média da fatura de abril face à fatura de março de 2023 e incluem taxas e impostos, exceto taxa DGEG (fonte: ERSE).

Com esta atualização, o aumento de 3,3% da tarifa de Baixa Tensão Normal (BTN) anunciado para o corrente ano, será apenas de 1% em 2023 face a 2022.

A aplicação da nova tarifa de energia produz efeitos a partir de 1 de abril de 2023 e abrange os consumidores no mercado regulado que representam, de acordo com a informação da ERSE, 7,5% do consumo total e de 988 mil clientes à data de janeiro de 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos