Energia

Stellantis e LG Energy Solution anunciam nova megafábrica de baterias

Unidade de produção de baterias de iões de lítio servirá para abastecer o mercado de veículos elétricos na América do Norte
Texto
LG Energy Solution e Stellantis juntas para produção de baterias
LG Energy Solution e Stellantis juntas para produção de baterias

Deverão arrancar ainda este ano as obras de construção de uma nova fábrica de baterias de iões de lítio que resulta de uma joint-venture estabelecida entre o grupo fabricante de automóveis Stellantis e a empresa produtora de baterias LG Energy Solution.

A nova unidade vai nascer em Windsor, cidade da região do Ontário, Canadá, que faz fronteira com a cidade americana de Detroit e representa um investimento de cinco mil milhões de dólares canadianos, qualquer coisa como 3,6 mil milhões de euros.

Será a primeira megafábrica de células e módulos de baterias de iões de lítio, destinadas a veículos elétricos e a utilização doméstica, a ser implantada no Canadá e terá como principal objetivo dar resposta a uma parte significativa das necessidades de produção de veículos da Stellantis na América do Norte.

Com início da laboração previsto para o primeiro trimestre de 2024, a nova unidade estará dimensionada para uma capacidade de produção anual superior a 45 gigawatts por hora, o que dará um novo impulso nos planos de eletrificação da Stellantis.

Peugeot e-208

A nossa joint-venture com a LG Energy Solution representa mais um passo para alcançarmos o nosso agressivo mapa de eletrificação na região, tendo como objetivo atingir 50% das vendas de veículos elétricos a bateria nos EUA e Canadá até ao final da década”, sublinhou Carlos Tavares, presidente executivo do grupo automóvel que engloba marcas como a Chrysler, a Peugeot e a Maserati, entre muitas outras.

A nova fábrica da Stellantis e da LG Energy Solution deverá criar cerca de 2500 novos postos de trabalho e terá o apoio das autoridades municipais, provinciais e federais do Governo canadiano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente