Energia

O preço dos combustíveis pode descer para a semana? Sim ou não?

Sobe e desce da cotação de petróleo é sinal de instabilidade, mas há bons sinais para a próxima semana
Texto
Posto de abastecimento combustíveis (Foto: Eric McLean/Pexels)
Posto de abastecimento combustíveis (Foto: Eric McLean/Pexels)

É preciso ter algum cuidado com a análise do preço do combustível em função apenas da cotação do Brent. Em Portugal o peso desta variável é de cerca de 37 a 43 por cento, respetivamente para gasolina e gasóleo (de acordo com dados da APETRO a 7 de março) 

Ou seja, se não existir alterações significativas nos impostos (e só tem existido alguns paliativos), não teremos descida de preço na mesma proporção ao que tivemos de subida. Se queres saber a nossa melhor previsão segue para o final do artigo, mas antes, há que explicar um pouco o que se passa.

Explicando melhor. Durante esta semana demos conta de algum alívio na cotação do barril de Brent, negociado em Londres, que serve de referência ao mercado nacional. Também referimos a cotação nos Estados Unidos que tem sido mais baixa.

Mas os dados mais recentes obrigam à prudência referida no início. O valor do Brent, em Londres mantêm-se acima dos 100 dólares e o WTI (Estados Unidos) esteve a negociar nos 97 dólares (dados recolhidos às 07h30 de dia 17 de março).

Sim, verdade, são valores abaixo da média da semana passada. Mas são valores que mostram instabilidade e que, de acordo com vários analistas, estão em acalmia na esperança de um possível acordo entre Rússia e Ucrânia.

Mas o preço dos combustíveis vai baixar?

Com a devolução do acréscimo de encaixe fiscal de IVA em sede de ISP, o governo vai poder manter o travão nos preços. Mas enquanto não existir uma potencial aprovação da União Europeia à proposta de António Costa de baixar o IVA de 23% para 13% (lá está a componente impostos que referimos no início), não teremos uma redução verdadeiramente significativa.

E, até ao momento em que escrevemos estas linhas, não temos ainda indicação de quando é que o IVA vai descer. Quando isso acontecer aí sim, poderemos ter descidas entre 15 a 25 cêntimos por litro nos combustíveis.

O que parece certo sim, é que apesar da prudência que é necessário ter quando se analisa tendência de preços num mercado onde reina a instabilidade, face à dúvida legítima sobre um possível acordo de paz, o preço do petróleo parece ter acalmado e está afastado, para já o “receio” de superar os 140 dólares por barril.

Assim, a AWAY, com base nos dados recolhidos até dia 16 de março, prevê que o preço dos combustíveis, para a próxima semana, irá ter uma descida entre 9 a 14 cêntimos na gasolina e entre 14 a 20 cêntimos no gasóleo.

Amanhã, dia 18 de março, como fazemos semanalmente, iremos apresentar a nossa melhor previsão para a próxima semana, com os cálculos atualizados e as linhas de tendência ponderadas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal