Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana: gasóleo desce, gasolina sobe

O preço do gasóleo deverá ter uma descida até 8 cêntimos e a gasolina deverá subir 2 cêntimos na semana de 16 a 22 de maio
Texto
Combustíveis
Combustíveis

De acordo com os cálculos da AWAY, a partir da próxima semana de 16 a 22 de maio, o preço do gasóleo poderá descer até 8 cêntimos por litro e o preço da gasolina deverá subir até 2 cêntimos por litro.

Esta previsão (realizada hoje dia 13 de maio as 11h00) ainda não inclui os valores de subida ou descida do ISP que ainda não foram anunciados. Foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

A semana que agora termina revela uma tendência de manutenção em alta da cotação do Brent, com a sessão de ontem (quinta-feira dia 12 de maio) a encerrar nos 107,45 dólares (valores verificados em OilPrice até às 12h00).

Preço da gasolina e do gasóleo em Portugal

Hoje, o preço médio do gasóleo simples é de 1,841 euros/litro (média em 2423 postos) e o preço médio da gasolina 95 simples é de 1,923 euros/litro (média em 2414 postos), de acordo com informações da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) recolhida junto dos revendedores nacionais.

À data de hoje, dia 13 de maio, e de acordo com a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), o preço de referência da gasolina 95 simples é de 1,842 euros/litro (PVP médio 1,973 €/litro) e o preço de referência do gasóleo simples é de 1,668 euros/litro (PVP médio 1,918 €/litro).

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal