Energia

Preço dos combustíveis alivia ligeiramente, com gasóleo finalmente a recuar

O preço do gasóleo subiu 6,1 cêntimos e a gasolina desceu 5,7 cêntimos por litro desde o dia 17 de junho
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço do gasóleo deverá finalmente interromper a sequência de cinco semanas consecutivas a subir, apresentando uma ligeira descida na próxima semana, tal como irá ocorrer com a gasolina.

A confirmarem-se as nossas previsões o gasóleo poderá descer 2,5 cêntimos e a gasolina simples 95 deverá descer 1 cêntimo por litro. Esta nossa previsão não inclui a atualização semanal da redução de Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) a anunciar ainda hoje pelo Governo.

Dados da Direção-Geral da Energia (DGEG)* revelam que o preço médio do gasóleo simples variou de 2,039 euros/litro, no dia 17 de junho, até 2,1 euros/litro, no dia 23 de junho. Ou seja, o gasóleo simples subiu em média 6,1 cêntimos no período de 17 a 23 de junho (a AWAY tinha previsto até 6 cêntimos).

a gasolina simples 95, no mesmo período, entre o dia 17 e 23 de junho, passou de 2,168 euros/litro para 2,111 euros/litro, o que corresponde a uma descida de 5,7 cêntimos por litro (a AWAY tinha previsto 3 cêntimos).

Porque é que o preço dos combustíveis vai descer?

Para contextualizar, a primeira causa deste alívio (ainda que ligeiro) tem muito em conta o facto de a cotação do Brent poder vir a atingir, hoje ao final do dia, a primeira semana completa de descidas diárias dos últimos 3 meses.

Às 14h30 de dia 24 de junho, o petróleo Brent de referência para o mercado europeu, estava a negociar nos 111,3 dólares por barril, isto depois de ontem ter encerrado abaixo a rondar os 110 dólares (dados OilPrice). Ainda assim este é já o valor mais baixo desde 8 de junho (123,6 dólares) e não deverá ficar muito longe no final do dia.

Relembramos, no entanto, que de acordo com a Apetro (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas) a cotação do crude em Portugal representa apenas 52% do preço final do gasóleo e 45% do preço final da gasolina. O resto da composição de preços inclui incorporação de biocombustível, ADC e a há uma "grossa fatia" de impostos (ISP e IVA).

Como fazemos a nossa previsão

Esta previsão (realizada hoje dia 24 de junho) ainda não inclui os valores de subida ou descida do ISP que ainda não foram anunciados. Foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

* (dados de preço médio comunicado por 2419 postos de combustível a nível nacional)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas