Energia

ISP: redução adicional de 0,3 cêntimos no gasóleo e 0,5 cêntimos na gasolina

Valores anunciados serão válidos por duas semanas face aos feriados que se avizinham
Texto
Atestar na bomba de gasolina (Foto: David Z/AP)
Atestar na bomba de gasolina (Foto: David Z/AP)

Foi anunciado ontem à noite os valores semanais de alívio de ISP que resultam do apoio governamental para mitigar o impacto do aumento do preço dos combustíveis.

Assim, a redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) irá ter um adicional de 0,3 cêntimos por litro no gasóleo e 0,5 cêntimos por litro na gasolina, a partir da próxima segunda-feira dia 06 de junho.

Desta forma, na próxima semana, de acordo com o comunicado pelo Ministério das Finanças, o alívio global temporário de carga fiscal sobre os combustíveis irá totalizar 21,8 cêntimos por litro no gasóleo e 25,1 cêntimos por litro na gasolina.

Estes valores resultam da fixação, para o mês de junho, da taxa do ISP num valor equivalente ao que resultaria da aplicação de uma taxa de IVA de 13% sobre os combustíveis – à semelhança do que foi feito no mês de maio.

De acordo com a agência Lusa, o Ministério de Fernando Medina adianta ainda que, perante os vários feriados que se avizinham, não é possível fazer uma estimativa completa dos dados de mercado, pelo que “as taxas unitárias do ISP agora fixadas vigoram por duas semanas, voltando a ser feito o reajustamento no dia 17 de junho”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos