Energia

Governo mantém descontos do ISP no preço dos combustíveis em setembro

Desconto no ISP e adiamento da aplicação da atualização da taxa de carbono serão um alívio no preço dos combustíveis
Texto
Combustíveis (Foto: Pexels)
Combustíveis (Foto: Pexels)

O Governo anunciou que vai manter as medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis até ao final do mês de setembro, com a manutenção do desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

Assim, na composição do preço dos combustíveis em setembro irá manter-se o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%.

Quanto à compensação por via da redução do ISP da receita adicional de IVA, decorrente de variações de preço dos combustíveis, o desconto vai de igual forma manter-se inalterado.

Em Comunicado de Imprensa, o Ministério das Finanças avança que considerando as medidas em vigor, a diminuição da carga fiscal é de 28,2 cêntimos por litro no preço do gasóleo e de 32,1 cêntimos por litro no preço da gasolina.

Manutenção dos descontos para o gasóleo agrícola

No mesmo comunicado, o Governo acrescentou ainda que o desconto do ISP aplicável ao gasóleo colorido e marcado, com aplicação no setor primário (agricultura, aquicultura e pescas), manter-se-á inalterado em 6 cêntimos por litro no mês de setembro.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal