França tornou-se o primeiro país na Europa a banir qualquer publicidade a combustíveis fósseis. A nova lei do clima, que foi anunciada a 22 de agosto, engloba propaganda a todos os produtos derivados do petróleo, energia proveniente da combustão de carvão ou hidrogénio que contenha carbono.
Uma vez que o gás foi considerado uma energia limpa pela União Europeia, ainda é permitido publicidade relacionada com este tipo de energia pelo menos até junho do próximo ano, altura em que entram em vigor novas leis.
De acordo com a EuroNews, que cita o CEO do supermercado Leclerc, Édouard Leclerc, deixa de ser possível, por exemplo, anunciar uma descida no preço dos combustíveis.
Qualquer empresa que não cumpra esta nova lei terá de pagar multas que variam entre os 20 mil e os 100 mil euros, valor que pode duplicar caso o incumprimento se repita.
Apesar de França ser o primeiro país europeu a banir propaganda a combustíveis fósseis, desde o ano passado que a cidade de Amesterdão tem uma medida semelhante.
Nesta cidade neerlandesa, não é permitido publicidade a empresas de combustíveis fósseis, assim como a veículos a gasolina ou gasóleo ou mesmo a voos movidos a combustíveis petrolíferos, nas ruas do centro ou em estações do metro.
Greenpeace alerta que proibição tem algumas exceções
A nova lei foi criada depois de várias associações, como a Greenpeace, terem pedido que fosse banida a publicidade à volta de combustíveis fósseis em toda a União Europeia, alegando que as restrições deveriam ser semelhantes à do tabaco.
Apesar da aprovação da nova lei climática, a Greenpeace França veio alertar que a proibição ainda tem umas quantas exceções.
Além do gás não estar incluído na nova lei, continuam a ser permitidos anúncios em algumas circunstâncias, como por exemplo em patrocínios de eventos desportivos ou de festivais.
Vous allez lire partout que la publicité pour les énergies fossiles est désormais interdite, mais c'est faux !
— Greenpeace France (@greenpeacefr) August 22, 2022
Les pubs pour le gaz peuvent continuer, le mécénat, le parrainage, la communication institutionnelle et la pub financière sur les produits fossiles restent autorisés 🙄 pic.twitter.com/HH2TjvNr4u