Energia

Combustíveis ficaram hoje mais baratos, mas não como esperado

Dados oficiais da ENSE revelam que descida no preço dos combustíveis foi menor do que as previsões
Texto
Combustíveis (Foto: AP/Christophe Ena)
Combustíveis (Foto: AP/Christophe Ena)

O preço dos combustíveis não desceu hoje como esperado em linha com as previsões da passada sexta-feira. O preço de venda ao público médio (PVP médio) ficou ligeiramente acima das previsões. Vejamos abaixo os dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos hoje, dia 5 de setembro, junto da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) o preço médio da gasolina simples 95 (PVP médio) ficou hoje a 1,834 euros por litro o que corresponde a uma descida de 5 cêntimos por litro (0,05 €/litro). Conforme gráfico abaixo demonstra:

PVP gasolina simples 95 (Fonte: ENSE)

o preço do gasóleo apresenta um PVP médio de 1,949 euros por litro, uma descida de 3 cêntimos (0,03 €/litro) face ao preço por litro praticado, em média, na passada sexta-feira (ver gráfico oficial abaixo).

O preço médio de venda ao público (PVP) indicado pela ENSE é obtido no Balcão Único da Energia e incorpora todas as componentes, nomeadamente o retalho, distribuição, margem e respetivos impostos. Ou seja, é na verdade uma média do preço de venda final ao público praticado nas estações de serviço de todo o pais.

PVP gasóleo simples (Fonte: ENSE)

De referir que estes valores da ENSE ao contrário das médias que é possível verificar junto da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), não contemplam todos os descontos e vouchers utilizados em bomba. Mas estes valores médios (da DGEG) só é possível obter amanhã dia 06 de setembro.

Também de referir que estes são valores médios e por isso, relembramos que é normal poderes encontrar grandes diferenças entre operadores de combustível na tua zona.

No passado dia 02 de setembro a AWAY tinha previsto uma descida de até 7 cêntimos para a gasolina e gasóleo, mas, a alteração das margens de comercialização entre outros fatores, penalizaram a possibilidade desta descida ter sido maior.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos