Energia

Combustíveis desceram hoje 3 cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina

António Costa assegurou na semana passada que sem alívio de ISP consumidores estariam a pagar mais caro
Texto
Combustíveis (Foto: Unsplash)
Combustíveis (Foto: Unsplash)

Dados da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) indicam que o preço dos combustíveis teve uma ligeira descida esta segunda-feira, de 3 cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina. Mas esta descida terá sido apenas consequência da descida do ISP? A AWAY foi fazer as contas.

Na passada sexta-feira o governo anunciou, para esta segunda-feira, dia 9 de maio, a descida adicional de Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em 2 cêntimos no gasóleo e 1,2 cêntimos na gasolina. Este valores adicionam aos 20 cêntimos anunciados até final de junho.

De acordo com a ENSE na sexta-feira, dia 06 de maio, data do anúncio do valor adicional de desconto sobre ISP, o preço de referência da gasolina era de 1,809 euros/litro e o preço de referência do gasóleo era de 1,746 euros/litro, com margens brutas para os revendedores de 0,121 e 0,171 euros/litro, respetivamente.

Se analisarmos, na mesma data, os valores médios de Preço de venda ao público (PVP), a gasolina custava 1,93 euros/litro e o PVP do gasóleo era de 1,917 euros/litro.

O preço dos combustíveis desceu hoje?

Os dados da ENSE, recolhidos pela AWAY esta segunda-feira, dia 09 de maio, permitem indicar uma descida do preço da gasolina em 2 cêntimos por litro e uma descida do preço do gasóleo em 3 cêntimos por litro (referente ao PVP médio).

No entanto é de referir que a margem bruta dos revendedores desceu de 0,121 para 0,114 euros/litro (menos 7 cêntimos por litro) no caso da gasolina, mas subiu de 0,171 para 0,219 euros/litro no caso do gasóleo (mais 4,8 cêntimos por litro), comparando com o dia 06 de maio.

Tal como o ISP (apesar do seu grande peso no valor final), a margem dos revendedores é apenas mais um dos fatores que compõem o preço dos combustíveis. Deve ainda ter-se em conta a cotação do preço do crude (petróleo fechou a 112,39 na passada sexta-feira), valores de distribuição e logística, para além dos impostos.

O primeiro-ministro, António Costa, explicou na passada sexta-feira, dia 06 de maio, que “para o consumidor, nem sempre a redução da carga fiscal compensa o aumento do preço do combustível no mercado internacional”.

O mecanismo de ajustamento do ISP do aumento da receita em IVA e a própria diminuição da receita de IVA, significou uma redução da carga fiscal em 20 cêntimos.

O que significa, de acordo com as declarações do PM que, “caso não tivesse havido essa redução, os consumidores iriam pagar mais 20 cêntimos por litro no preço da gasolina e do gasóleo”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos