Energia

30 países vão juntar-se aos EUA para aumentar oferta de petróleo

O anúncio foi feito por Joe Biden e o objetivo é atender à procura e tentar baixar os preços
Texto
Barris de petróleo (Foto: GettyImages)
Barris de petróleo (Foto: GettyImages)

O Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou no final da semana que 30 países vão juntar-se aos Estados Unidos da América e colocar no mercado "dezenas de milhões" de barris de petróleo, para travar a escalada de preços devido à guerra na Ucrânia, provocada pela invasão russa.

"As nações estão a unir-se para impedir [o Presidente russo Vladimir] Putin de usar os seus recursos energéticos como arma", disse o chefe de Estado a repórteres na Casa Branca.

Biden anunciou que hoje mesmo 30 nações chegaram a um acordo para aumentar a oferta de petróleo no mercado, atender à procura e tentar baixar os preços.

O chefe de Estado norte-americano não revelou quais as nações que chegaram a esse acordo, mas na quinta-feira a Casa Branca anunciou que os EUA estavam a conversar com os 30 países que fazem parte da Agência Internacional de Energia (AIE).

Joe Biden (Foto: Patrick Semansky/AP)

Os membros da AIE realizaram no final desta semana uma reunião extraordinária para discutir possíveis ações para dar estabilidade ao mercado internacional de petróleo.

Essa reunião ocorreu apenas um dia após Biden ter ordenado a libertação de uma quantidade recorde das reservas de petróleo do seu país - um milhão de barris por dia ao longo dos próximos seis meses - para tentar conter o aumento dos preços.

Além disso, a Rússia deixou de colocar no mercado cerca de três milhões de barris por dia.

A AIE já concordou em 01 de março, uma semana após a invasão russa da Ucrânia, libertar 60 milhões de barris de petróleo das reservas estratégicas dos seus membros. Na altura, os Estados Unidos colocaram 30 milhões de barris de petróleo no mercado, apenas metade do que a AIE concordou.

A AIE é constituída pela Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Eslováquia, Espanha, EUA, Noruega, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça e Turquia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente