Energia

REN cria carregador elétrico que liga à rede de transporte de energia

Carregador speed-E tem opção para carregamento rápido e ultrarrápido e pode ser adaptado às necessidades dos clientes
Carregador ligado à Rede de Muita Alta Tensão (Foto: divulgação)
Carregador ligado à Rede de Muita Alta Tensão (Foto: divulgação)

A REN – Redes Energéticas Nacionais desenvolveu uma solução de carregamento para veículos elétricos que permite usar a energia diretamente a partir da rede de transporte. O speed-E, como foi batizado, foi apresentado na Feira de Hannover, uma das principais feiras internacionais de tecnologia industrial que decorreu de 30 de maio a 2 de junho.

O speed-E é uma solução inovadora que disponibiliza uma opção integrada de abastecimento. Fica ligado à Rede de Muita Alta Tensão, transformando-a para Baixa Tensão, e disponibiliza elevada potência que pode ser adaptada conforme as necessidades dos clientes.

Em comunicado, a REN explica que o speed-E é uma alternativa competitiva e complementar de carregamento, sendo adequada para contextos de elevada potência, como para carregamento de transporte pesado de passageiros ou para ser instalado em áreas de serviço, parques de estacionamento públicos e de transportes públicos.

Por estar ligado à rede, que se estende por cerca de 9 mil quilómetros em território nacional, é possível expandir a oferta de infraestrutura de carregamento a praticamente todo o país, com opções de carregadores rápidos e/ou ultrarrápidos.

Com o speed-E, a REN contribui para a transição para a mobilidade sustentável através de uma solução “economicamente vantajosa, utilizando a Rede de Transporte existente”.

 

Continuar a ler
Home
Combustíveis: gasóleo vai finalmente descer na próxima segunda-feira
Supervan desportiva de entregas rápidas com 1.470 kW
Carros elétricos usados. Uma boa opção? O que ter em conta?