Energia

Aeroporto de Lisboa tem maior hub de carregamento ultrarrápido de Portugal

Galp e ANA – Aeroportos de Portugal levam 52 novos pontos de carregamento normal, rápido e ultrarrápido para Aeroporto de Lisboa
Texto
Aeroporto de Lisboa com novos carregadores elétricos
Aeroporto de Lisboa com novos carregadores elétricos

A Galp e a ANA – Aeroportos de Portugal juntaram-se para criar postos de carregamento para veículos elétricos nos parques públicos do Aeroporto de Lisboa. O protocolo assinado terá a duração de dez anos.

No âmbito deste novo projeto, o aeroporto da capital portuguesa irá receber o maior hub de carregamento ultrarrápido de Portugal, composto por dez pontos de carregamento ultrarrápido de 180 kW DC. Este ficará no Parque da Nora e, dependendo do tipo de veículo, permitirá um carregamento dos 20% aos 80% em apenas 15 minutos.

A juntar ao hub, a Galp irá disponibilizar e gerir uma infraestrutura de carregamento pública composta por 41 tomadas de carregamento VE normal (AC) e uma tomada de carregamento rápido VE (DC) espalhadas ao longo de 13 parques de estacionamento do aeroporto.

Todas estas soluções estarão integradas na rede pública da Mobi.E.

Além dos pontos de carregamento públicos, serão também instalados 48 pontos de carregamento privado para o Grupo ANA que serão geridos e monitorizados através da Plataforma Galp para soluções privadas de carregamento.

Até ao momento, a Galp já conta mais com mais de mil pontos de carregamento e espera chegar aos 10 mil pontos em Portugal e Espanha até 2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal