Energia

Administração Biden quer uniformizar postos de carregamento de elétricos

Novas estações de carregamento financiadas pelo Estado deverão cumprir requisitos mínimos para serem de fácil utilização
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Posto de carregamento elétrico (Foto: Unsplash)
Posto de carregamento elétrico (Foto: Unsplash)

Os Estados Unidos poderão ter estações de carregamento para veículos elétricos semelhantes a postos de abastecimento de combustível para torná-los de mais fácil acesso.

O Departamento de Transportes norte-americano vai propor padrões e requisitos mínimos para todos os projetos de carregamento para veículos elétricos que sejam financiados através de um programa governamental de 4,69 mil milhões de euros.

Com esta medida, o Governo dos Estados Unidos pretende criar uma rede de postos de carregamento para elétricos que seja confiável e que permita carregamentos rápidos de forma a impulsionar a transição energética, e levar os americanos a investir em veículos mais amigos do ambiente.

De acordo com a Reuters, as medidas propostas obrigam os postos de carregamento que sejam financiados pelo Estado a ter sistemas de pagamento semelhantes, assim como informação sobre preços e sobre velocidade de carregamento. Cada estação de carregamento teria de ter pelo menos quatro pontos de carregamento rápido que possam ser usados por quatro veículos em simultâneo.

Além disso, se a medida for aprovada, as estações de carregamento terão de operar a mesma plataforma e não poderão estar apenas disponíveis para condutores que tenham algum tipo de filiação paga à empresa que opera o ponto de carregamento.

Joe Biden quer impulsionar transição para mobilidade sustentável

A criação de uma rede de postos para veículos elétricos tem como objetivo facilitar o acesso ao carregamento elétrico e levar mais americanos a trocar os seus veículos a combustíveis fósseis por alternativas mais sustentáveis.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Foto: E. Vucci/AP)

Em agosto de 2021, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criou uma ordem executiva em que definia que, até 2030, 50% dos novos veículos vendidos deveriam ser elétricos, híbridos plug-in ou a fuel cell. Esta meta não é legalmente vinculativa.

Na altura, vários fabricantes automóveis, tanto americanos como internacionais, apoiaram a decisão de Joe Biden, dizendo que iam trabalhar para ir ao encontro do objetivo americano de eletrificação.

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