Energia

Carregar um veículo elétrico em 2022 vai ficar mais caro

ERSE anuncia variação média de 0,2% da tarifa para clientes finais em 2022
Texto
Carregar carro elétrico será mais caro em 2022
Carregar carro elétrico será mais caro em 2022

Se tens um veículo elétrico e fazes a carga na sua casa fica a saber que a partir em 2022 esse carregamento elétrico poderá ficar 0,2% por cento mais caro.

Nos postos de carregamento existentes na via pública a variação (a existir) irá depender de cada operador porque, independentemente do custo da eletricidade, as taxas que cada um aplica não são todas iguais e pode ou não ter reflexo na conta final a pagar.

A reter: Vais pagar mais porque os preços no mercado regulado vão subir 0,2% face ao preço médio de 2021

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) confirmou, a 15 de dezembro, aquilo que já estava previamente anunciado. Para os clientes que se mantenham no mercado regulado (cerca de 915 mil clientes em Portugal) ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada, a variação média anual das tarifas transitórias de Venda a Clientes Finais em Baixa Tensão Normal (BTN) é de 0,2% para 2022.

Simplificando, para pouco menos de 1 milhão de clientes a eletricidade vai mesmo ter uma subida média 0,2% durante o ano de 2022.

Antes de mais, se tens dúvidas do tipo de tarifa onde estás inserido (porque, como dito, esta subida não é para todos os clientes) deverás contactar o teu fornecedor de serviços energéticos. Até pode acontecer que no teu caso a eletricidade não vá subir ou que exista entretanto uma nova oferta que anule esta eminente subida.

Ainda assim nem tudo são más noticias. Isto porque, de acordo com o Comunicado de Imprensa da ERSE a variação média entre janeiro 2022 e dezembro 2021 é de -3,4%. Ou seja, em jeito de “prenda de natal” irás ver a eletricidade primeiro baixar já na fatura de janeiro… e depois então, previsivelmente subir 0,2% no correspondente da variação anual 2022/2021.

A ERSE tem disponível online um simulador de preços de energia que podes consultar aqui.

E fica o alerta: “Se encontrares uma melhor oferta de mercado, deves mudar de comercializador.” – é a própria ERSE que o aconselha.

Boas contas!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente