Energia

Bill Gates investe em startups de energia nuclear e hidrogénio

Terra Power e Electric Hydrogen são duas startup que contam com apoio de Bill Gates, entre outros investidores
Texto
Bill Gates está empenhado na energia renovável (foto: Ole Berg-Rusten/NTB/AFP via GettyImages)
Bill Gates está empenhado na energia renovável (foto: Ole Berg-Rusten/NTB/AFP via GettyImages)

Bill Gates, o multimilionário e filantropo fundador da Microsoft parece fortemente empenhado em acelerar o desenvolvimento de projetos de energias renováveis nos Estados Unidos da América. Na calha estão investimentos numa startup de energia nuclear e em outra de hidrogénio verde.

As startup Terra Power e Electric Hydrogen contam com investimento de Gates e muito em breve ambas terão superprojectos na área das energias renováveis para apresentar.

Terra Power, fundada em 2008, está a desenvolver uma nova geração de central de energia nuclear denominada Natrium e que, de acordo com o blog de Bill Gates poderá estar operacional no Estado de Wyoming já em 2030.

Natrium de Bill Gates - away
Natrium, central nuclear da Terra Power de Bill Gates (imagem virtual: Gatesnotes)

De acordo com o próprio esta será a instalação nuclear mais avançada do mundo e poderá produzir energia de forma mais segura e com menos resíduos que os convencionais reatores.

Terá tecnologia inovadora no que respeita à refrigeração dos reatores e conta com sistemas de segurança inéditos até hoje.

Bill Gates aposta no hidrogénio

A Electric Hydrogen (EH2) é a outra startup que Bill Gates está a apoiar fortemente e que tem planos para desenvolver uma gigafábrica em Devens, no estado de Massachusetts, com capacidade de produção de 1,2 GW.

electric hydrogen bill gates - away
Imagem virtual do parque industrial e químico em Devens (foto: Devens Pathwayksp)

Hidrogénio verde é a aposta da EH2 que acredita que esta será uma das maiores unidades de produção de eletrolisadores dos EUA. Da fábrica irão sair eletrolisadores de 100 MW de capacidade, peças fundamentais para o processo de produção de hidrogénio.

De acordo com notícias da Businesswire, desta fábrica poderão sair aparelhos que realmente irão possibilitar produção de hidrogénio verde a baixo custo a uma escala industrial.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal