Energia

Skoda inaugura nova linha de produção de baterias para elétricos

Unidade de Mladá Boleslav vai produzir sistemas de baterias destinados a modelos Skoda, Volkswagen, Audi e Seat
Texto

Um total de 130 milhões de euros é o valor do investimento na nova linha de produção da fábrica da Skoda Auto em Mladá Boleslav, na República Checa, para o fabrico de sistemas de baterias destinadas a veículos totalmente elétricos com base na Plataforma Modular Elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.

Na sede principal do fabricante de automóveis, cerca de 250 funcionários irão passar a montar mais de 250 mil sistemas de baterias por ano, que irão equipar não apenas os veículos Skoda, mas também modelos fabricados com a plataforma MEB das marcas Volkswagen, Audi e Seat.

“Ao iniciarmos a produção de sistemas de baterias MEB, passamos a fabricar a componente chave fundamental para a empresa. Isto significa que fomos bem-sucedidos e conseguimos atingir outro objetivo para a nossa transição rumo à eletromobilidade”, afirmou Michael Oeljeklaus, Membro do Conselho de Produção e Logística da Skoda, em comunicado.

“O nosso objetivo é claro: queremos produzir componentes e veículos elétricos nas três fábricas checas, até 2030”, completou o responsável.

A sede do fabricante checo de automóveis é o único local de produção na Europa, fora da Alemanha, onde são fabricados os sistemas de baterias MEB, os quais se dividem em três versões.

A mais pequena é constituída por oito módulos e tem uma capacidade de 55 kWh, ao passo que a versão média apresenta nove módulos e uma capacidade de 62 kWh. A bateria mais potente das três conta com 12 módulos, o que lhe permite oferecer uma capacidade de armazenamento de 82 kWh.

Na unidade de Mladá Boleslav, para além dos módulos que contêm 24 células cada um, a Skoda vai fabricar os restantes componentes que integram um sistema de bateria para veículos com a plataforma MEB: a caixa de bateria com sistema de refrigeração integrado, o sistema de gestão de bateria e as ligações elétricas necessárias.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente