Energia

Samsung SDI e Stellantis anunciam nova fábrica de baterias para os EUA

Ficará situada no estado do Indiana e começará a produzir em 2025. Investimento inicial é de 2,3 mil milhões de euros
Texto
Samsung SDI e Stellantis anunciam nova fábrica de baterias (Fotos: Stellantis e A. Young-Joon/AP)
Samsung SDI e Stellantis anunciam nova fábrica de baterias (Fotos: Stellantis e A. Young-Joon/AP)

A cidade de Kokomo, no estado do Indiana, Estados Unidos, é o local escolhido para a implantação de uma nova fábrica de produção de baterias de iões de lítio, que resulta da joint venture estabelecida entre o grupo automóvel Stellantis, detentora de marcas como Citroën, Fiat e Opel, e a tecnológica Samsung SDI.

Com início de produção agendado para o primeiro trimestre de 2025, a nova unidade terá uma capacidade de produção anual inicial de 23 GWh, que poderá crescer para 33 GWh nos próximos anos, tendo em conta o expectável aumento da procura de automóveis elétricos das marcas que compõem o grupo Stellantis, como as americanas Chrysler, Dodge e Jeep.

A cerimónia oficial, com as assinaturas formais, realizou-se no final do mês passado e o evento contou com a presença de Yoon-ho Choi (CEO da Samsung SDI) e Mark Steawart (COO da Stellantis NA).

Yoon-ho Choi (CEO Samsung SDI) e Mark Steawart (COO Stellantis NA)

A empresa resultante da joint-venture irá investir mais de 2,3 mil milhões de euros na criação da nova fábrica, o que se irá traduzir na criação de 1400 novos postos de trabalho na cidade de Kokomo e nas áreas circundantes. O investimento poderá aumentar gradualmente até aos 2,9 mil milhões de euros.

No anúncio desta parceria, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, deixou uma mensagem “Há pouco menos de um ano comprometemo-nos com uma estratégia de eletrificação agressiva, ancorada em cinco gigafábricas entre a Europa e a América do Norte”.

Jeep, Chrysler e Dodge serão os principais beneficiados com estas novas baterias

A construção das novas instalações deverá arrancar ainda este ano. Aí serão fabricados módulos de bateria para diferentes veículos produzidos nas fábricas que a Stellantis detém na América do Norte. Na futura fábrica de Kokomo, a Samsung SDI irá aplicar a sua tecnologia de vanguarda para a produção de pilhas de bateria e módulos VE com a sua marca PRiMX – Prime Battery for Maximum Experience.

Fotos: Stellantis North America 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano