Energia

Lisboa tem agora estações de troca de baterias de bicicletas elétricas

Projeto-piloto que junta Galp, Swobbee e Boost Logistics permite testar tecnologia e avaliar experiência de utilização
Texto
Lisboa tem rede de estações de troca de baterias de bicicletas elétricas
Lisboa tem rede de estações de troca de baterias de bicicletas elétricas

Lisboa recebeu a primeira rede de estações de troca de baterias para bicicletas elétricas de Portugal. As novas estações fazem parte de um projeto-piloto que junta a Galp ao operador de manutenção de frotas de micromobilidade Boost Logistics e à startup Swobbee.

Ao todo são três pontos que funcionam num modelo de charging as a service (carregamento como um serviço), instalados nas áreas de serviço da Galp na Avenida da Índia e na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco e na Avenida Brasil num espaço cedido pelo Porto de Lisboa.

Nesta primeira fase, as três estações com tecnologia da Swobbee serão de uso exclusivo da Boost Logistics. No futuro, espera-se que a solução possa ser alargada ao público.

Tecnologia da Swobbee (Foto: Swobbee)

Este projeto-piloto pioneiro em Portugal vai permitir testar a tecnologia, avaliar a experiência de utilização e quantificar os custos de operação e as poupanças.

As estações de troca de bateria são modulares e acomodam um total de 20 baterias divididas por cinco gavetas. Para aceder ao serviço, é necessário ter instalada uma aplicação no smartphone. A troca da bateria descarregada por uma carregada é feita em poucos segundos.

Nos primeiros dois meses de operação, foram feitas 3500 trocas de baterias, o equivalente a 2,7 MWh de energia carregada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal