Energia

Kodak usa máquinas de produção de rolo fotográfico em baterias de elétricos

Empresa americana tem procurado reinventar-se tendo sempre por base o seu know-how de produção de rolos fotográficos
Texto
Kodak aposta nas baterias para veículos elétricos
Kodak aposta nas baterias para veículos elétricos

A Kodak é conhecida pelos produtos fotográficos, mas numa altura em que a fotografia analógica já não domina, a empresa americana está a virar-se para a mobilidade elétrica. Nos últimos anos, tem usado uma máquina de revestimento de fita de rolo para fabricar substratos revestidos para baterias de veículos elétricos e para armazenamento de energia.

Em declarações ao Rome Sentinel, o CEO da Kodak, Jim Continenza, explicou que o reaproveitamento da máquina foi possível depois de terem percebido que o processo de criação de rolo de fotografia é semelhante ao de revestimento para baterias.

Desta forma, foi possível não só dedicarem-se a uma nova área de negócio, como também dar novo uso a máquinas que foram adquiridas por perto de 80 milhões de euros e que agora valem 2 milhões de euros.

Há alguns anos a empresa americana do mundo da fotografia criou uma instalação piloto de revestimentos para partes de baterias usadas em armazenamento de energia e na mobilidade elétrica e para tecnologia fuel-cell. Agora, vai expandir a capacidade com o investimento numa nova máquina que deverá chegar no início de 2023.

Mantendo a vontade de se reinventar, a Kodak fez agora um investimento na empresa Wildcat Discovery Technologies, que está a criar uma supercélula para veículos elétricos que deverá melhorar a densidade energética das baterias, dando mais autonomia aos novos modelos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”