Energia

Preço da eletricidade no mercado ibérico atinge recorde e chega aos 383€/MWh

Preço diário no mercado ibérico grossista, na produção contratada para 23 de dezembro, atinge o sétimo recorde em nove dias e aproxima-se dos 400€/MWh
Preço da eletricidade bate novos recordes
Preço da eletricidade bate novos recordes

O preço da eletricidade em Portugal e Espanha continua a atingir novos máximos e, em nove dias, já se atingiram sete recordes. De acordo com o OMIE, operador de contratação diária no mercado ibérico de eletricidade (Mibel), esta quinta-feira, o valor médio por megawatt hora (MWh) no mercado grossista, para a produção contratada, será de 383,67 euros.

O valor médio da eletricidade que se registará quinta-feira de 383,67 euros por MWh irá, assim, bater o último recorde atingido na quarta-feira, quando se registou um preço médio de 360 euros por MWh.

Ao longo do ano têm visto um constante aumento do preço da eletricidade no Mibel. De acordo com o jornal Eco, em janeiro de 2021, o valor médio da eletricidade rondava os 60 euros. Comparativamente, na última semana, têm-se registado sempre valores acima dos 300 euros por MWh na Península Ibérico.

De acordo com os dados do OMIE, quinta-feira será a primeira vez que os preços no mercado grossista estarão acima dos 400 euros, uma vez que vai haver oscilações entre os 303 euros por MWh e os 409 euros por MWh.

Esta subida alarmante poderá ser explicada pelo também aumento dos preços do gás e também dos custos das licenças para a emissão de dióxido de carbono.

(Foto montagem com fotos D. Play e Rupixen/Unsplash e foto de corpo J.Boot/Unsplash)

Continuar a ler
Home
Elétrico, radical e inovador, conhece este fantástico triciclo
Preço de gasóleo e gasolina volta a descer amanhã
E-bike analisa o nível de poluição no ar enquanto pedalas