Energia

Preço dos combustíveis vai ter subida recorde na próxima segunda-feira

Guerra na Ucrânia está a pressionar o preço do petróleo. Gasolina deverá subir 9,5 cêntimos/litro e gasóleo 17 cêntimos/litro
Texto
Combustíveis com novo recorde
Combustíveis com novo recorde

Segundo as previsões da AWAY, o preço da gasolina e do gasóleo vai ter uma das mais fortes subidas dos últimos anos.

A nossa previsão preliminar para a próxima semana, realizada há menos de 24 horas, foi já ultrapassada com os mais recentes dados de comercialização do barril de Brent. Para hoje, sexta-feira dia 04, o Brent de referência (Londres) chegou a comercializar a 119,32 e nas últimas consultas estava a subir 4,547% para 115,54 dólares por barril. O fecho da negociação ainda poderá influenciar as nossas contas.

Assim, de acordo com a nossa estimativa e tendo em conta cálculos realizados pela AWAY, já hoje de tarde, dia 04 de março, com base no cruzamento de dados do mercado e informações de operadores no setor, podemos adiantar que esta é a nossa previsão para a semana de 07 a 13 de março:

A gasolina simples 95 deverá subir 9,5 cêntimos por litro (preço médio previsível de 1,91 euros/litro) e o gasóleo simples deverá subir 17 cêntimos por litro (preço médio previsível de 1,886 euros/litro).

Os dados da ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético) mostravam hoje, dia 04, um preço de referência de 1,795 para a gasolina e 1,754 para o gasóleo.

Por outro lado, de acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), recolhidos a 04 de março, o preço médio do gasóleo simples é de 1,678 euros/litro (para uma média de 2434 postos de abastecimento), e o preço médio da gasolina simples 95 é de 1,836 euros/litro (preço médio obtido a partir de informação de 2421 postos de abastecimento).

Com estes dados, e tendo em conta o preço médio estimado é ainda possível prever que a gasolina 95 simples vá superar os 2 euros/litro em vários postos (algo que já ocorre em alguns operadores à data de hoje).

Recordamos que esta é uma estimativa da AWAY. Os postos de combustível e os operadores do mercado são livres de praticar o preço que desejarem. É muito provável que encontres postos com preços mais altos ou mais baixos. Também poderás conseguir valores melhores com as várias promoções existentes de parcerias com as gasolineiras.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal