Energia

Não vás à bomba! Preço dos combustíveis vai descer na próxima semana

A descida no preço da gasolina e do gasóleo parece uma certeza face à descida da cotação do Brent
Texto
Bomba de combustível
Bomba de combustível

Parece certo que vêm aí uma descida no preço dos combustíveis para a próxima semana. Todos os dados indicam que isso vá ocorrer embora o mais provável é que a descida não seja tão expressiva como têm sido os consecutivos aumentos. E há várias razões para isso.

A previsível descida no preço da gasolina e gasóleo poderá ser primeira em três meses. Mas é preciso recordar que mesmo que se confirme a previsão, ainda não chegaremos sequer aos valores de 2021, que já eram altos.

O gasóleo subiu cerca de 14 cêntimos e a gasolina à volta de 10 cêntimos na passada segunda-feira. Com os acertos de ISP e a descida do preço do petróleo (ainda que não de forma expressiva), os valores de descida para a próxima semana poderão estar centrados mais ou menos num valor idêntico ao da semana passada.

Os dados que já recolhemos

O petróleo Brent de referência para o mercado português, comercializado em Londres, para entregas em maio, estava, às 15h00 de quinta-feira, dia 17 de março, a negociar a 105,65 dólares/barril, um aumento de 7,63% face à cotação da véspera. O que reitera a prudência na previsão do preço dos combustíveis para a próxima semana.

Com base em dados recolhidos já hoje à tarde junto de algumas fontes nacionais do setor, prevemos que o preço dos combustíveis, para a próxima semana, possa vir a ter uma descida entre 8 a 12 cêntimos na gasolina e entre 12 a 16 cêntimos no gasóleo (esta é uma previsão atualizada face ao que estimávamos esta manhã, já com novos dados do mercado).

Por isso, se puderes esperar para atestar o carro… espera pela próxima segunda-feira. Mas fica atento porque as gasolineiras também estão atentas ao movimento nas bombas (basta ver que os preços mudam mais do que uma vez por semana) e tudo poderá mudar.

Amanhã, dia 18 de março, como fazemos semanalmente, iremos apresentar a nossa melhor previsão para a próxima semana, com os cálculos atualizados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos