Energia

Energia solar bate recordes e Portugal entra no Top 10 da União Europeia

Dados de associação do setor da energia solar confirmam que a instalação de painéis na Europa bateu recordes em 2022
Texto
Painéis solares (foto: APPA/Unsplash)
Painéis solares (foto: APPA/Unsplash)

Agora que nos aproximamos do final do ano estabelecem-se rankings sobre uma série de temas e a energia não é exceção. Sobre a solar, em concreto, em 2022 a União Europeia aumentou a instalação de painéis em 50%, mas qual foi o país que mais dinamizou o setor e em que posição fica Portugal?

Os dados são da associação SolarPower Europe e vêm confirmar que a instalação de painéis solares na Europa teve um crescimento muito significativo, com o ano atual a registar números recorde – 41,4 GW de capacidade instalada, o suficiente para abastecer 12,4 milhões anualmente.

Face ao ano transato, a instalação de equipamentos de produção de energia solar em 2022 teve um crescimento de 47%, o que permitiu à União Europeia aumentar a capacidade de produção deste tipo de energia em 25%.

Equipamentos de energia solar - AWAY
Equipamentos de energia solar (Foto: Unsplash)

Entre os países que mais contribuíram para este crescimento há um que se destaca, a Alemanha, com quase mais 8 GW de capacidade. Pouco distante surge Espanha, país onde a capacidade de produção subiu 7,5 GW.

O top cinco de 2022 fica completo com a Polónia, os Países Baixos e França, com um aumento de capacidade de 4,9 GW, 4,0 GW e 2,7 GW, respetivamente.

Surpresa ou talvez não, Portugal é o país da União Europeia onde a capacidade de produção de energia solar mais cresceu (251%), o que lhe garante uma entrada para o top 10 pela primeira vez. O nosso país fica-se pelo sétimo lugar, atrás de França, e à frente de Dinamarca, Grécia e Suécia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente