Energia

Bruxelas aceita limite de 50 euros/MWh no preço do gás em Portugal e Espanha

Comissão Europeia chegou a acordo com Portugal e Espanha para mecanismo de controlo do preço médio do gás
Texto
Gás (Foto: M. Makhalai/Unsplash)
Gás (Foto: M. Makhalai/Unsplash)

Os governos de Portugal e Espanha chegaram, hoje, a um acordo político com a Comissão Europeia para o estabelecimento de um mecanismo temporário que permitirá fixar o preço médio do gás nos 50 euros por MWh na Península Ibérica.

O anúncio foi feito numa conferência de imprensa conjunta do ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, e da terceira vice-presidente do Governo espanhol responsável pela Transição Ecológica, Teresa Ribera, após uma reunião de trabalho com a Comissão Europeia, em Bruxelas.

Terminal de gás (Foto: AP/Ronal Zak)

Duarte Cordeiro mostrou-se satisfeito com o resultado que permitirá dissociar os preços do gás e eletricidade na Península Ibérica, beneficiando assim de uma exceção, tal como acordado no último Conselho Europeu de 25 de março.

Em março, Portugal e Espanha já tinham apresentado uma proposta preliminar que estabelecia um preço de referência para o gás de 30 euros por megawatt.

O mecanismo agora aprovado terá uma duração de cerca de 12 meses e permitirá fixar o preço médio de gás em cerca de 50 euros por megawatt.

Nos primeiros tempos, o preço começará nos 40 euros/MWh, subindo depois de forma gradual até ao valor médio de 50 euros.

O acordo deverá ser formalizado durante esta semana. A Comissão Europeia terá de depois “fechar o entendimento” para que este possa ser implementado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel