Energia

Vilamoura World terá 60.000 m2 de painéis solares até 2035

Vai nascer uma comunidade de energia renovável em Vilamoura para fornecer energia a 15 mil familias
Texto
Vilamoura World (foto: divulgação/captura)
Vilamoura World (foto: divulgação/captura)

Vilamoura irá ter uma nova comunidade de energia renovável (CER) centrada no Vilamoura World, projeto local residencial e turístico, com a instalação de cerca de 60.000 metros quadrados de painéis fotovoltaicos até 2035.

O projeto é uma parceria da promotora Vilamoura World com a Luzsimples e pretende proporcionar um sistema de autoconsumo coletivo, onde o promotor irá produzir eletricidade de fontes renováveis para benefício de toda a comunidade envolvente.

De acordo com informação de imprensa, os primeiros painéis deverão ser já instalados no primeiro trimestre de 2023 e o potencial estimado de produção anual rondará os 50.000 megawatts-hora (MWh), o que significa um valor de eletricidade equivalente ao abastecimento de 15 mil casas.

vilamoura - away
Vilamoura World (foto: divulgação)

Esta nova CER em Vilamoura terá ainda como benefício evitar a emissão de aproximadamente 10 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, ou seja, o equivalente à plantação de mais de 80 mil árvores todos os anos.

Numa primeira fase, até 2024, a CER de Vilamoura permitirá a produção de 2.000 MWh de energia renovável por ano, o que se traduz no fornecimento de eletricidade a mais de mil famílias, numa redução inicial de cerca de 450 toneladas de emissões de CO2.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente