Sustentabilidade

EDP inaugura centro de operações de parque eólico offshore na Escócia

Moray East, que entrou em operação em junho, tem uma capacidade instalada de 950 MW.
EDP Projeto eólico em Morey East (Escócia)
EDP Projeto eólico em Morey East (Escócia)

A EDP inaugurou hoje o centro de operações e manutenção do parque eólico offshore Moray East, localizado na Escócia e que passará a ser gerido através desta nova infraestrutura instalada no porto de Fraserburgh.

Na cerimónia estiveram presentes o Secretário de Estado da Energia escocês, Michael Matheson, e o presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade. Moray East, que entrou em operação em junho, é um dos mais importantes ativos que a EDP controla no país, através da joint venture criada em 2019 com a Engie – a Ocean Winds.

Miguel Stilwell d’Andrade (Presidente EDP) e Michael Matheson (Sec. Estado Energia Escócia)

Moray East tem uma capacidade instalada de 950 MW, capaz de gerar energia suficiente para evitar 1,4 milhões de toneladas de emissões de CO2. O parque integra a zona Moray Firth, onde está também instalado outro projeto eólico do mesmo tipo – Moray West, com uma capacidade instalada de 850 MW e que se prevê que entre em operação nos próximos anos.

Este centro de operações e manutenção será responsável pela gestão diária deste parque eólico offshore, nomeadamente pelo controlo do navio ‘Alba’, que passa períodos de duas semanas em alto mar com uma tripulação para executar trabalhos de manutenção da infraestrutura localizada a 22 quilómetros da costa. O centro de operações, totalmente construído com recurso a fornecedores e mão-de-obra local, irá criar cerca de 100 postos de trabalho.

A Ocean Winds já investiu 3,1 mil milhões de euros nestes dois projetos e pretende agora aplicar mais 2,6 mil milhões de euros em Moray West durante os próximos 3 a 4 anos. Um montante que se insere no plano de investimentos da EDP no Reino Unido, anunciado esta semana e que prevê que o grupo destine até 15 mil milhões de euros neste mercado.

Continuar a ler
Home
Preço dos combustíveis para a próxima semana: A previsão da AWAY
Garrafas de plástico reciclado vão ser utilizadas na construção de pneus