Mobilidade

Chinesa XPeng entra no mercado português com três veículos elétricos

Marca chinesa apresentou SUV Coupé, SUV familiar e sedan desportivo, todos com motorização 100% elétrica
Texto

As marcas chinesas estão a começar a conquistar o mercado português, chegando com propostas inovadoras e viradas para a mobilidade do futuro. A XPeng já tinha anunciado a sua entrada em Portugal e agora apresentou a gama que terá disponível, toda ela 100% elétrica.

Foi no evento do lançamento, que contou com a presença de Brian Gu, vice-presidente do Conselho de Administração e Presidente da XPeng, e Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto que traz a marca para Portugal, que se ficou a conhecer os três modelos que estarão disponíveis em Portugal: o SUV Coupé XPeng G6, o SUV familiar XPeng G9 e o sedan desportivo XPeng P7. Todos os modelos são 100% elétricos.

XPeng - AWAY
Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto, e Brian Gu, Presidente da XPeng (foto divulgação)

O XPeng G6 está disponível em três versões com diferentes potências: a RWD Standard Range tem 190 kW (258 cv) e 440 Nm, a RWD Long Range tem 210 kW (268 cv) e 440 Nm e a versão AWD Performance 350 kW/476 cv e 660 Nm. Tem uma aceleração de referência dos 0 aos 100 km/h de 4,1 segundos. A autonomia vai até aos 570 km. Custa a partir de 46.990 euros.

O SUV familiar G9 apresenta a mesma autonomia – 570 km – e uma aceleração dos o aos 100km/h de 3,9 segundos (na versão AWD Performance). Tal como o G6, tem três versões. Está disponível a partir dos 62.790 euros.

O sedan desportivo P7 tem uma potência de até 473 cv e surpreende pelo seu design desportivo. Tal como os outros dois modelos, tem três versões, sendo que a AWD Performance é substituída pela Wing Edition com portas em formato de asa. Está disponível a partir dos 43.990 euros.

XPeng - AWAY
Veículos elétricos XPeng

Inicialmente, os veículos vão estar à venda em dois pontos, um no Porto e outro em Lisboa. Até ao fim do ano, haverá representação em seis concessionários e, até ao final de 2025, estarão abertos 15 concessionárias, representando a totalidade da cobertura em solo nacional.

A XPeng foi fundada em 2014 e aposta na utilização de tecnologias inteligentes para impulsionar a mobilidade do futuro, mais centrada nas pessoas e na experiência de condução.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis responsáveis por 73% do consumo elétrico desde o início do ano
Turbina eólica portuguesa gera energia renovável na sede da Nestlé Portugal
Enjoas a andar de automóvel ou autocarro? Médico partilha dica que pode ajudar