Mobilidade

Quais são os países europeus com mais veículos elétricos?

A mobilidade elétrica está a crescer por toda a União Europeia, mas há países onde é mais comum ver carros elétricos
Texto
Estrada na Alemanha (foto: Michael Probst/AP)
Estrada na Alemanha (foto: Michael Probst/AP)

Falamos com frequência do crescimento da mobilidade elétrica em Portugal e ao longo dos anos temos visto que há cada vez mais portugueses a converterem-se aos veículos sem emissões. Mas e no resto da União Europeia?

Tal como a nível nacional, na União Europeia (UE), a mobilidade elétrica tem tido um crescimento a pique. Só entre 2019 e 2022 houve um aumento de 400% no número de elétricos na estrada, e em 2021, 76 de cada 10 mil automóveis eram elétricos. Em 2023, os veículos elétricos irão representar 18% do mercado automóvel

Nos países da UE já há 3,1 milhões de carros elétricos a circular.

O Parlamento Europeu já aprovou a nova lei que proíbe a venda de carros Diesel ou a gasóleo a partir de 2035. Numa altura em que os incentivos são para a transição, resta saber quais os países na Europa que estão mais virados para os veículos elétricos.

Na União Europeia, em 2022, havia quatro países com mais de meio milhão de carros 100% elétricos: a Alemanha com 1.089.854, o Reino Unido com 641.801, França com 605.791, e a Noruega com 603.697, refere a Euronews, citando dados da Eurostat e da Associação Europeia de Produtores Automóveis (ACEA). Logo de seguida na lista vêm os Países Baixos, a Suécia e a Itália.

Veículos elétricos - AWAY
Veículos elétricos a carregar (foto: Frimufilms/Freepik)

Mas se não olharmos para os números absolutos, mas sim para a percentagem de automóveis na estrada que é 100% elétrica, o top fica ligeiramente diferente.

A Noruega lidera o ranking com 15,5% de todos os carros a serem 100% elétricos. Logo de seguida vêm os Países Baixos, mas com uma percentagem bem inferior, de 2,8%. A Dinamarca fecha o top3 com 2,4% de todos os seus carros a serem movidos a eletricidade.

Na ponta oposta surge a Chéquia, a Bulgária, a Polónia e o Chipre, com 0,1% de carros 100% elétricos.

Aqui, a média europeia é de 0,8%. Ou seja, por cada 1000 automóveis nas estradas, apenas 8 são elétricos.

Veículo elétrico - AWAY
Noruega tem maior percentagem de elétricos (foto: Ivan Kazlouskij/Unsplash)

De destacar também que, em 2022, 79% dos veículos novos matriculados na Noruega eram elétricos, ou seja, 4 em cada 5. Na Suécia, que surge em segundo no ranking, eram 33%, e na Islândia, 31%.

Venda de automóveis elétricos em Portugal

Apesar de Portugal ter cada vez mais veículos elétricos a circular, a verdade é que comparativamente a muitos outros países da UE, parece estar atrasado.

De acordo com os dados divulgados pela Euronews, em 2022, Portugal tinha 61 mil carros 100% elétricos na estrada, o que representava 0,8% do total.

No que diz respeito à percentagem de carros matriculados em 2022 elétricos, Portugal teve 11%, percentagem confirmada pela ACAP, abaixo da média europeia de 12%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano