Mobilidade

Desportivo elétrico Alpine A290 beta antecipa garagem de sonho

A Alpine deu a conhecer o seu novo concept car elétrico que já deixa antever muito do que será a versão de produção
Texto

Radical e com estética inspirada nos veículos desportivos compactos da história do Grupo Renault, eis que é revelado o novo projeto da Alpine 100% elétrico. Com o nome de código A290_β (A290 beta) este é para já um novo concept car da marca francesa.

Poderia ser apenas mais um automóvel desportivo do segmento B, pensado para as cidades, mas o A290 beta distingue-se pelo design único que promete conquistar vários corações. A melhor parte é que apesar de ser um concept car, a Alpine já garantiu que o exterior do elétrico vai manter-se 85% inalterado na versão final.

Ainda assim, sabemos que alguns dos elementos que mais chamam a atenção – e que talvez mais curiosidade despertem – não vão realmente chegar às estradas.

Alpine A290 beta - AWAY
Alpine A290 beta é um desportivo 100% elétrico (foto: divulgação)

O Alpine A290 beta tem três lugares, sendo que o banco do condutor fica central como um modelo de competição, e os dois lugares do passageiro atrás ficam dos lados. As funcionalidades do automóvel ficam na linha central para garantir fácil acesso. 

Não há ecrãs para não haver distrações, com a exceção de um head-up display sobre o volante – inspirado no dos monolugares Alpine - que mostra apenas o essencial, como a velocidade ou o nível de carga da bateria.

O interior do modelo de produção não será igual, mas será construído em torno do motorista, com layout físico, bem como o sistema multimédia e interfaces virtuais associados como o sistema de telemetria embarcado e as animações Alpine.

As jantes em alumínio chamam facilmente a atenção graças ao seu recorte quadrado no centro do círculo de 20 polegadas. Estas prenunciam fielmente as que estarão no modelo de produção. Os pneus foram concebidos especificamente para este veículo com a Michelin.

Outro elemento que marca presença no concept car e que chama a atenção especialmente de quem gosta de desportos motorizados é o botão OV, ou overtake, que está no volante e que proporciona um aumento de potência durante 10 segundos. E este, garante a Alpine, vai estar presente em todos os modelos da gama elétrica da marca.

Alpine A290 beta - AWAY
Versão de produção será semelhante ao A290 beta (foto: divulgação)

A Alpine ainda não desvendou qual será a potência desta nova proposta 100% elétrica, referindo apenas que terá dois motores na frente do automóvel e que irá ser construída sobre a plataforma CMF-B EV da Aliança 2030, que também está no futuro Renault 5 e no novo Nissan Micra.

A produção deste que será o desportivo compacto da Alpine arranca em 2024. Será um dos três modelos todos elétricos que farão parte da Dream Garage da Alpine.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar