Mobilidade

Startup cria opção de micromobilidade solar elétrica pensada para cidades

Proposta da Hopper Mobility não necessita de carta de condução e pode ser conduzida tanto em estrada como em ciclovias
Texto

Com a procura por opçõesmais sustentáveis de mobilidade, que permitam diminuir o trânsito nas grandes cidades e que facilitem a locomoção diária, surgem cada vez mais alternativas de micromobilidade. As trotinetes elétricas dominam as cidades, as bicicletas começam a ganhar lugar cativo e a micromobilidade elétrica também.

A Hopper Mobility é uma startup alemã, nascida em 2019, que apresentou uma nova alternativa de micromobilidade, um veículo motorizado que combina as vantagens de um automóvel e de uma bicicleta. É um veículo elétrico pensado para as cidades, fácil de conduzir e de estacionar.

Vê o vídeo abaixo da solução (com legendagem em inglês)

O veículo da Hopper tem o tamanho de uma bicicleta de carga, mas é conduzido com volante e tem três rodas que ajudam a dar estabilidade. Tem dois bancos que permitem transportar mais um adulto ou duas crianças, para além do condutor, e uma pequena zona bagageira que transporta até 70 litros.

Pelas suas características, é equiparado a uma bicicleta e pode ser conduzido tanto em estrada como em ciclovias, não sendo necessário carta de condução para o utilizar.

Atinge a velocidade máxima de 25 km/h e tem autonomia para 60 quilómetros – valor que pode duplicar caso seja adquirida uma segunda bateria.

Em termos de carregamentos, o Hopper tem duas características que o tornam particularmente interessante. Para além de ter uma bateria amovível que pode ser carregada em qualquer tomada, tem painéis solares no tejadilho que permitem carregar a bateria. De acordo com a marca, uma hora de sol dá autonomia para cinco quilómetros.

Este novo veículo ainda está em fase de desenvolvimento e a Hopper Mobility planeia fazer o lançamento em 2023. Já é possível fazer a pré-reserva no site da marca, mas ainda não se sabe qual será o custo desta sugestão de micromobilidade elétrica.

(Fotos: Hopper Mobility; som: Bensound)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel