Com a procura por opçõesmais sustentáveis de mobilidade, que permitam diminuir o trânsito nas grandes cidades e que facilitem a locomoção diária, surgem cada vez mais alternativas de micromobilidade. As trotinetes elétricas dominam as cidades, as bicicletas começam a ganhar lugar cativo e a micromobilidade elétrica também.
A Hopper Mobility é uma startup alemã, nascida em 2019, que apresentou uma nova alternativa de micromobilidade, um veículo motorizado que combina as vantagens de um automóvel e de uma bicicleta. É um veículo elétrico pensado para as cidades, fácil de conduzir e de estacionar.
Vê o vídeo abaixo da solução (com legendagem em inglês)
O veículo da Hopper tem o tamanho de uma bicicleta de carga, mas é conduzido com volante e tem três rodas que ajudam a dar estabilidade. Tem dois bancos que permitem transportar mais um adulto ou duas crianças, para além do condutor, e uma pequena zona bagageira que transporta até 70 litros.
Pelas suas características, é equiparado a uma bicicleta e pode ser conduzido tanto em estrada como em ciclovias, não sendo necessário carta de condução para o utilizar.
Atinge a velocidade máxima de 25 km/h e tem autonomia para 60 quilómetros – valor que pode duplicar caso seja adquirida uma segunda bateria.
Em termos de carregamentos, o Hopper tem duas características que o tornam particularmente interessante. Para além de ter uma bateria amovível que pode ser carregada em qualquer tomada, tem painéis solares no tejadilho que permitem carregar a bateria. De acordo com a marca, uma hora de sol dá autonomia para cinco quilómetros.
Este novo veículo ainda está em fase de desenvolvimento e a Hopper Mobility planeia fazer o lançamento em 2023. Já é possível fazer a pré-reserva no site da marca, mas ainda não se sabe qual será o custo desta sugestão de micromobilidade elétrica.
(Fotos: Hopper Mobility; som: Bensound)