Atualidade

Félix da Costa estreia-se a vencer na Formula E com a Porsche

Vitória portuguesa em etapa internacional de competição monolugar com carros 100% elétricos
Texto

Se és daqueles que se interroga o que irá acontecer no futuro com as competições automóveis e a convivência com a transição energética então esta é uma boa noticia por dois motivos. A Formula E é uma competição tipo Formula 1 mas com carros 100% elétricos e sim... os portugueses já dão cartas, como aconteceu este fim-de-semana com a vitória de António Félix da Costa.

De forma resumida a Formula E é uma competição internacional com carros monolugar com motor e baterias elétricos e, por isso, no momento da competição estes são mais ecológicos do que veículos movidos a combustíveis fósseis de outras competições motorizadas.

AFC - AWAY
António Félix da Costa vence na Formula E (foto: Porsche)

Atualmente na 9ª época, a Formula E é homologada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Dela fazem parte 11 equipas, compostas por 22 pilotos. O calendário da época 22/23 é composto por 16 provas e termina a 30 de julho.

A vitória de António Félix da Costa

António Félix da Costa voltou aos triunfos na Formula E, nesta competição destinada a monolugares elétricos. Na quinta ronda do campeonato, disputada na Cidade do Cabo, África do Sul, o piloto português estreou-se a vencer pela equipa TAG Heuer Porsche.

Foi com uma ousada manobra realizada na penúltima volta que António Félix da Costa ultrapassou o piloto da DS Penske Jean-Éric Vergne e garantiu definitivamente a vitória, na primeira vez que uma corrida de Formula E teve lugar na cidade sul africana.

AFC - AWAY
Português ganha corrida da Cidade do Cabo (foto: Porsche)

Félix da Costa havia partido da 13ª posição da grelha, mas foi ganhando vários lugares ao longo da corrida. Na 21ª de um total de 32 voltas o português que esta época ingressou na equipa TAG Heuer Porsche já se encontrava na 3ª posição.

Com este resultado, o piloto natural de Lisboa que compete com um Porsche 99X Electric Gen3 subiu ao 4º lugar do campeonato de pilotos, com 46 pontos. Tem menos 34 do que o seu companheiro de equipa Pascal Wehrlein, o líder da tabela. A marca alemã lidera também na classificação de equipas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano