Supercarregador elétrico chinês fornece 200 km de autonomia em 5 minutos

O valor revelado foi obtido pelo construtor chinês Xpeng em operação de carregamento ao novo SUV 100% elétrico Xpeng G9
Texto
Supercarregador elétrico Xpeng
Supercarregador elétrico Xpeng

O crescimento do mercado dos veículos elétricos tem colocado vários desafios aos diferentes construtores e no topo das preocupações está a velocidade de carregamento. Um dos destaques vem do oriente com o construtor chinês Xpeng que parece ter dado um passo de gigante neste sentido.

A marca que investe em tecnologia desde veículos elétricos (como o Xpeng 7), eVTOL (veículos de transporte aéreo) e robótica de serviço pessoal, revelou agora ter desenvolvido um supercarregador capaz de providenciar uma autonomia em até 200 quilómetros em apenas 5 minutos.

O supercarregador Xpeng S4 opera a 670 Amperes e tem uma potência máxima de saída de 480 kW, posicionando-se no topo da oferta a nível mundial. Fará parte da rede de mais de dois mil postos de carregamento que a marca quer ter na China até 2025.

A Xpeng ainda revelou um estudo que demonstra que os veículos híbridos plug-in à venda na China apresentam, em média, uma autonomia em modo 100% elétrico entre 50 a 250 km. Por sua vez os veículos 100% elétricos tem autonomia de pelo menos 450 km.

No entanto, nesse estudo é revelado de igual forma que cerca de 90% dos condutores na China percorrem menos de 300 km por semana. É isto que a marca está apostada em criar uma rede de carregamento rápido para potenciar o mercado.

(Fotos: Cortesia Xpeng)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano