Energia

Comissão Europeia quer que 45% da energia venha de fontes renováveis

Meta para 2030 visa aumentar consumo energético verde na UE. Atualmente, apenas 22% vem de origens não poluentes
Texto
Energia (Foto: AP/Ferdinand Ostrop)
Energia (Foto: AP/Ferdinand Ostrop)

A Comissão Europeia está a estudar a possibilidade de aumentar o seu consumo de energia verde para 45% do total até 2030, mais 5% do que o objetivo proposto em 2021.

Esta nova meta surge com o propósito de acabar com a dependência da União Europeia (UE) dos combustíveis fósseis russos. A Rússia, que invadiu a Ucrânia no passado mês de fevereiro, é o principal fornecedor de gás da UE.

Esta nova meta irá depender dos países-membros e do Parlamento Europeu que têm estado a negociar a medida como parte de um pacote de leis que visam reduzir as emissões da UE e travar as mudanças climáticas. Já há quem mostre apoio à meta, embora ainda não se saiba se será aprovada.

A percentagem de energias renováveis, como a eólia, a solar e a biomassa, no consumo final bruto é de apenas 22% na UE, sendo que a percentagem varia de país para país.

De acordo com a Reuters, no Luxemburgo, a eletricidade de fontes verdes representa apenas 10% do consumo total. Em Portugal, de acordo com dados da APREN referentes ao primeiro trimestre de 2022, a incorporação de renováveis foi de 58,5%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano